PROGRAMA
NACIONAL DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL – PROINFO
CURSO: Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo
com as TICs
NOME: Eliene Pereira dos santos
UNIDADE 2: Internet, Hipertexto, Hipermídia
ATIVIDADE: atividade2_5criando um portfólio em hipertexto
MUNICÍPIO: São João da Lagoa - MG
MEU
HIPER-PORTFÓLIO
PORTFÓLIO DO
CURSO E-PROINFO - 100 HORAS
UNIDADE 1
Atividade 1 - Quem sou eu?
Sou
Servidora Pública Municipal na área da Educação e atualmente aluna do Curso
Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC – E-PROINFO. Proinfo
Integrado. O Curso visa a
oferecer subsídios teórico-metodológico-práticos para que os professores e
gestores escolares possam:
• compreender o
potencial pedagógico de recursos das TIC no ensino e na aprendizagem em suas
escolas;
• planejar
estratégias de ensino e aprendizagem integrando recursos tecnológicos
disponíveis e criando situações de aprendizagem que levem os alunos à
construção de conhecimento, à criatividade, ao trabalho colaborativo e resultem
efetivamente no desenvolvimento dos conhecimentos e habilidades esperados em
cada série;
• utilizar as TIC
na prática pedagógica, promovendo situações de ensino que focalizem a
aprendizagem dos alunos.
ALTIVIDADES DESENVOLVIDAS NO CURSO
UNIDADE 1: TECNOLOGIA NA
SOCIEDADE, NA VIDA ESCOLAR
Nessa atividade refletimos como
as mídias têm entrado nas casas das pessoas, nos ambientes de trabalho e nas escolas.
Fizemos uma síntese e postamos na plataforma.
FÓRUM: QUEM SOU COMO PROFESSOR E APRENDIZ?
Refletimos como o papel do professor
ganha nesse contexto, maior relevância a partir das novas exigências sociais e
tecnológicas imposta pela globalização. Nesta atividade postamos um comentário
no fórum.
DIÁRIO DE BORDO
Após reflexões a partir das
questões: como o professor pode desenvolver uma pratica pedagógica integradora
que contemple os conteúdos curriculares, as competências, as habilidades e as
diferenças tecnológicas disponíveis na escola em ações nas quais as tecnologias
possam contribuir efetivamente, postamos
atividade.
UNIDADE 2 – INTERNET, HIPERTEXTO, HIPERMÍDIA
Pesquisei sobre a definição
e qual a utilidade de trabalhar com hipertexto, aprendi a navegar e as
diferenças dos caminhos navegados.
Atividade 2.- Hipertexto
O que pesquisei e aprendi sobre hipertexto.
FÓRUM:
Neste momento compartilhamos
experiências de navegar livremente e conceituamos hipertexto. A
troca de experiência é muito bom, torna possível novas descobertas, novas
formas de aprender. Além de possibilitar
um aprendizado muito maior e significativo.
BLOG ; hiper - portfólio
No blog estamos registrando postagens ao longo do curso.
BIBLIOTECA:
Publicamos a atividade 2_6 planejando uma atividade com hipertexto ou internet, nesta atividade tivemos que usar os recursos tecnológicos disponíveis em nossa escola.
BLOG: Aqui postamos em meu hiper-portifólio o plano de aula feito na atividade 2_6.
BIBLIOTECA:
Publicamos a atividade 2_6 planejando uma atividade com hipertexto ou internet, nesta atividade tivemos que usar os recursos tecnológicos disponíveis em nossa escola.
BLOG: Aqui postamos em meu hiper-portifólio o plano de aula feito na atividade 2_6.
Registro digital da
experiência
As atividades foram planejadas em trio, com as cursistas Waldirene
Queiroz S. Moura, Fernanda Sena Caldeira e Eliene Santos Pereira. A escolha
pelo assunto sobre manifestações folclóricas, foi devido ao
fato de estarem próximas da realidade dos alunos, propiciando momentos de
interação, desenvolvimento da leitura, da escrita e da criatividade. Iniciou-se
o trabalho sondando sobre o que sabiam do folclore e algumas de suas manifestações.
Ao serem incentivados a irem ao laboratório de informática, demonstraram
satisfação, alegria, movimento e também preocupação por aqueles que não tinham acesso
aos computadores. A princípio, foram apresentados aos computadores e iniciaram
as pesquisas com anotações. Nas aulas seguintes, já em sala de aula e em
grupos, os alunos transcreveram suas pesquisas e usando a sua criatividade,
ilustraram-nas. A partir da lenda (poema) da mula sem cabeça, foi realizada a arte com dobradura , onde os alunos participaram
ativamente, com poucas dificuldades e “incrementaram” criando no papel um
ambiente para a mesma. Ao final, montou os álbuns que por decisão junto aos
alunos, ficarão expostos na reunião de pais na escola, onde poderão prestigiar
o trabalho dos alunos. Foi um trabalho gratificante, prazeroso onde
trabalhou-se também a organização, ortografia, onde constatou-se maior
envolvimento dos alunos durante todo o processo.
As fotos
do plano sendo executado na sala de aula e no laboratório de informática:
Nenhum comentário:
Postar um comentário